George Grosz nasceu em Berlim, em 1893. É expulso da escola antes de completar o ensino obrigatório, por agredir um professor, situação que lhe cria grandes entraves a prosseguir uma carreira “séria”
É um dos membros fundadores do grupo Dadá de Berlim, conjuntamente com John Heartfield, Otto Dix, Max Ernst e Kurt Schwitters. É dentro das explorações dadá que inventa com Heartfield a fotomontagem"Cena numa Rua de Berlim" (1930) é uma irreverente obra do artista George Grosz. Uma elegante senhora, de saltos altos e estola de pele, levanta o nariz arrogantemente a um senhor que lhe pisca o olho em uma ruela de Berlim. Interessados apenas na sua troca de galanteios, não reparam no velho que pede esmola.
Esta aquarela é uma mordaz caricatura às péssimas condições sociais da Alemanha pós- I Guerra Mundial. Sátira ao patriotismo, ao orgulho egoísta e à depravação deste período, este quadro é  uma das várias obras perturbadoras produzidas pelo artista. A revolta de Grosz diante de uma sociedade decadente, de moral distorcida, levou-o a expressar sua raiva através deste tipo de chacota.




0 Comments:

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.